top of page

Pode-se dizer que o projeto "alimentando um sonho" acrescentou muito para o desenvolvimento dos membros do grupo, nos âmbitos profissional e pessoal. 

Para este primeiro, o projeto nos ajudou a desenvolver a gestão do nosso tempo, a maximizar os a utilização dos recursos escassos, a lidar com as adversidades e os riscos, a nos organizar para evitar e, quando necessário, resolver conflitos. Essas são coisas com as quais, querendo ou não, todos nós lidamos no cotidiano. No entanto, por ser um projeto real feito em um curto prazo, envolvendo captações em um valor alto para alunos inexperientes na área, tivemos que nos comprometer para aprimorar nossas habilidades, o que nem sempre foi fácil. Esse desafio nos trouxe experiências que provavelmente usaremos em projetos futuros, quaisquer que sejam sua natureza.

Aprendemos, também, o verdadeiro valor de uma contribuição social. Isso não se refere apenas ao preço dos produtos que entregamos; mas ao impacto que isso gera para o próximo. Todos os membros do grupo já se envolveram em ações comunitárias no passado, mas nenhuma nessa magnitude. Na ACCV, conhecemos várias pessoas que trabalham lá voluntariamente; entre elas, a Carla, que nos contou mais sobre a atuação da instituição e como esta auxilia famílias em estado de vulnerabilidade. Talvez uma das coisas mais interessantes sobre essas pessoas que trabalham lá seja o fato de que elas o fazem com um sorriso no rosto e uma alegria contagiante. Ao entregarmos o que nos propusemos, tivemos uma sensação de alívio, por concluirmos o projeto, mas também a de que nosso papel na sociedade não deve se limitar apenas a um projeto da universidade. Devemos, na verdade, prosseguir ajudando o próximo da maneira que pudermos, assim como os voluntários da ACCV, pois essa é uma forma de contribuirmos para a melhoria da sociedade como um todo. E essa, provavelmente, foi a maior lição que aprendemos com o projeto.

LIÇÕES APRENDIDAS

bottom of page